Amoaba, Napp & Martins, 2006

Napp, Dilma Solange & Martins, Ubirajara R., 2006, Notas E Descrições De Novos Táxons Em Cerambycinae Neotropicais (Coleoptera, Cerambycidae), Papéis Avulsos de Zoologia (São Paulo) 46 (4), pp. 31-42 : 35

publication ID

https://doi.org/ 10.1590/S0031-10492006000400001

persistent identifier

https://treatment.plazi.org/id/FB4387F1-7B41-8C31-FEDA-CF30C3DBF8BB

treatment provided by

Felipe

scientific name

Amoaba
status

gen. nov.

Amoaba View in CoL gen. nov.

Etimologia. Tupi, amoaba = estrangeiro.

Frontetransversa, declive. Tubérculos anteníferos aplanados e arredondados. Olhos finamente granulados, bem desenvolvidos; lobos oculares inferiores proeminentes, ocupam quase toda a região lateral da cabeça,ligados aos superiores por faixa de omatídios mais larga que um lobo superior; lobos superiores com 5-6 fileiras de omatídios, mais distantes entre si quanto 3 vezes a largura de um lobo. Genas curtas, arredondadas no ápice. Mandíbulas delgadas, discretamente angulosas no terço apical, aguçadas no ápice. Artículos apicais dos palpos maxilares e labiais dilatados para os ápices, mais longos que os dois precedentes somados; artículo II dos maxilares mais longo que o III; artículos I-II dos labiais, cônicos e subiguais.

Antenas(fêmea) com 11 artículos,ultrapassampouco o meio dos élitros. Escapo cilíndrico, sem sulco ou carena, mais curto que o antenômero III. Antenômeros III-XI cilíndricos, sem sulcos ou carenas; III-V mais robustos que os seguintes, providos com densa franja de longos pêlos na face ventral e com espinho apical interno bem desenvolvido; XI mais curto que o III.

Protórax cilíndrico, mais longo que largo, gradualmente atenuado da margem posterior para a anterior e ligeiramente dilatado aos lados após o meio; largura na margem posterior cerca de 1/3 maior que a da margem anterior. Pronoto com discreta gibosidade a cada lado da base. Processo prosternal estreitado entre as procoxas, de lados subparalelos. Cavidades procoxais angulosas aos lados e abertas atrás. Processo mesosternal com 2/3 da largura de uma mesocoxa, paralelo nos lados, com entalhe no ápice para encaixe da projeção anterior do metasterno. Cavidades mesocoxais fechadas nos lados. Pro- e mesocoxas arredondadas e um pouco salientes. Metasterno algo convexo.Metepisternos estreitos e subparalelos, estreitados próximo ao ápice posterior. Abdômen cilíndrico com cinco urosternitos visíveis e sem modificações.

Escutelo pequeno, triangular. Élitros estreitos e paralelos até a curvatura apical, cerca de 3,5 vezes tão longos quanto a largura umeral.Com duas costas: uma dorsal e outra no limite com a epipleura. Epipleuras estreitas e declives.

Pernas curtas. Fêmures delgados com clava discreta na metade apical e comprimidos nos ápices; meso- e metafêmures com espinho apical externo e abas internas aguçadas. Metafêmures quase atingem o ápice do urosternito III. Tarsos curtos; metatarsômero I quase tão longo quanto II+III.

Discussão. O novo gênero é tentativamente incluído em Heteropsini. Embora apresente muitos caracteres estruturais não encontrados nos demais gêneros da tribo, no momento, dentre as tribos neotropicais de Cerambycinae com olhos finamente facetados e cavidades coxais médias fechadas nos lados é a que parece mais apropriada para abrigar o novo gênero. Sua alocação, entretanto, deverá ser revista quando de um estudo mais abrangente das tribos daquela subfamília. Amoaba gen. nov. distingue-se de todos os gêneros conhecidos de Heteropsini por ser o único com tufos de pêlos nas antenas, além da combinação de: 1) artículos apicais dos palpos maxilares e labiais dilatados para os ápices; 2) antenas das fêmeas pouco mais longas que a metade dos élitros; 3) élitros com costas; 4) pernas curtas, os metafêmures não atingem a margem apical do urosternito III.

Kingdom

Animalia

Phylum

Arthropoda

Class

Insecta

Order

Coleoptera

Family

Cerambycidae

Darwin Core Archive (for parent article) View in SIBiLS Plain XML RDF