Eupogonius brevifascia, Ayman & A Mohamed & Danny, 2009

Galileo, Maria Helena M. & Martins, Ubirajara R., 2009, Novos táxons de Desmiphorini (Coleoptera, Cerambycidae, Lamiinae) da Costa Rica e do Brasil, Papéis Avulsos de Zoologia (São Paulo) 49 (9), pp. 103-107 : 104

publication ID

https://doi.org/ 10.1590/S0031-10492009000900001

DOI

https://doi.org/10.5281/zenodo.12667817

persistent identifier

https://treatment.plazi.org/id/864787F1-FFD7-FF9E-FCE1-FF65FF03FF43

treatment provided by

Felipe

scientific name

Eupogonius brevifascia
status

sp. nov.

Eupogonius brevifascia View in CoL sp. nov.

( Fig. 2 View FIGURAS 1‑3 )

Etimologia: Latim, brevis = curta ; fascia = faixa; alusivo à faixa de pubescência amarelada restrita ao terço basal dos élitros.

Tegumento em geral castanho-escuro revestido por pubescência decumbente, esbranquiçada e por pêlos longos e abundantes, acastanhados. Cabeça com pontos grossos, esparsos; pubescência amarelo-alaranjada entre os lobos oculares superiores e ao redor da margem posterior dos lobos constituindo duas faixas oblíquas até a base. Lobos oculares superiores com seis fileiras de omatídios, tão distantes entre si quanto 1,5 vezes a largura de um lobo; lobos oculares inferiores mais longos que as genas. Antenas tão longas quanto o corpo, densamente pilosas; franja interna com pêlos mais longos que o dobro da largura do artículo.

Protórax com espinho lateral curto. Pronoto densamente pontuado, a cada lado com faixa de pubescência amarelo-alaranjada, estreita, não prolongada sobre os espinhos, em continuação com aquelas da cabeça. Lados do prosterno e do metasterno pontuados.

Élitros sem gibosidade basal, extremidades arredondadas. Pontuação elitral grossa na metade basal, mais fina e esparsa em direção ao ápice. Cada élitro com duas faixas de pubescência amarelo-alaranjada: uma no dorso do terço basal em continuação àquela do pronoto; outra nos lados junto à margem, prolongada no ápice até a sutura.

Pernas acastanhadas, exceto base dos fêmures avermelhada. Fêmures clavados. Urosternitos revestidos de pubescência esbranquiçada, densa e alongada.

Dimensões em mm, holótipo macho: Comprimento total, 4,3; comprimento do protórax, 1,1; maior largura do protórax, 1,1; comprimento do élitro, 3,0; largura umeral, 1,4.

Material-tipo: Holótipo macho, COSTA RICA, Guanacaste: Rio Naranjo (3 km SE), 10-14.VI.1993, F.D. Parker col. ( LBSC) .

Discussão: Eupogonius brevifascia sp. nov. apresenta no dorso dos élitros faixa de pubescência amarelo-alaranjada, também encontrada em E. flavocinctus Bates, 1872 , E. vittipennis Bates, 1885 e E. cryptus Hovore, 1989 . Difere pela presença da faixa apenas no terço basal, enquanto nas outras espécies essa faixa estende-se da base ao ápice do élitro. De E. flavocinctus e E. cryptus também difere pela ausência de faixa de pubescência central na cabeça, no pronoto e junto à sutura elitral.

Kingdom

Animalia

Phylum

Arthropoda

Class

Insecta

Order

Coleoptera

Family

Cerambycidae

Genus

Eupogonius

Darwin Core Archive (for parent article) View in SIBiLS Plain XML RDF