Euryoryzomys russatus (Wagner, 1848)

Gatto-Almeida, Fernanda, Pontes, Jaqueline Santos, Sbalqueiro, Ives José, Hass, Iris, Tiepolo, Liliani Marilia & Quadros, Juliana, 2016, Diversidade, biogeografia, caracterização cariotípica e tricológica dos pequenos mamíferos não voadores do Parque Estadual Rio da Onça, Litoral Sul do Paraná, Papéis Avulsos de Zoologia 56 (7), pp. 69-96 : 85-86

publication ID

https://doi.org/ 10.11606/0031-1049.2016.56.07

persistent identifier

https://treatment.plazi.org/id/03F487D7-0648-FFEF-FF65-FCD0FED8FD02

treatment provided by

Felipe

scientific name

Euryoryzomys russatus (Wagner, 1848)
status

 

Euryoryzomys russatus (Wagner, 1848) View in CoL

Seis indivíduos de Euryoryzomys russatus passaram por procedimentos citogenéticos e tiveram suas metáfases analisadas. O cariótipo se mostrou constante, com 35 pares de cromossomos acrocêntricos autossomos apresentando gradiente de tamanho, e quatro pares metacêntricos pequenos autossomos ( Fig. 9E View FIGURA 9 ). Para o par sexual Paresque et al. (2004) descreve variações morfológicas para o cromossomo X, e embora no presente estudo não tenha sido observadas tais variações, o X encontrado corresponde a um dos morfotipos descritos, sendo submetacêntrico grande enquanto o Y é submetacêntrico pequeno. Portanto, a espécie apresenta 2n = 80 e NF A = 86 assim como descrito por Paresque et al. (2004) para exemplares da Mata Atlântica no Espírito Santo .

A análise tricológica, de seis indivíduos, revelou padrão cuticular pavimentoso losângico e morfologia de medula seguindo padrão listrado com lacunas pigmentadas estreitas ( Fig. 7H View FIGURA 7 ) e não arredondadas como se apresentam em A. montensis .

Registramos E. russatus 22 vezes (Fig. 16) (21 indivíduos e uma recaptura). Aqueles que foram coletados passaram por medições biométricas (Tabela 4).

Euryoryzomys russatus é considerado aloantrópico sendo capturado em maior abundância em contínuos florestais do que em remanescentes isolados (Pardini et al., 2005). Sua relativa abundância no PERO é um indicador de que embora esteja inserido em ambiente urbano, o parque ainda guarda características de contínuo florestal, uma vez que sua porção oeste é conectada com remanescentes contínuos de boa qualidade ambiental.

Kingdom

Animalia

Phylum

Chordata

Class

Mammalia

Order

Rodentia

Family

Cricetidae

Genus

Euryoryzomys

Darwin Core Archive (for parent article) View in SIBiLS Plain XML RDF