Hesychotypa aotinga, Galileo Abstract, 2008

Galileo Abstract, Ubirajara R. Martins Maria Helena M., 2008, Novas espécies de Onciderini (Coleoptera, Cerambycidae, Lamiinae) da Bolívia Ubirajara R. Martins Maria Helena M. Galileo ABSTRACT, Papéis Avulsos de Zoologia 48 (4), pp. 27-31 : 27-31

publication ID

1807-0205

DOI

https://doi.org/10.5281/zenodo.12640259

persistent identifier

https://treatment.plazi.org/id/03DE6623-D077-FFF2-FF13-1DF6FE513A8E

treatment provided by

Felipe

scientific name

Hesychotypa aotinga
status

sp. nov.

Hesychotypa aotinga View in CoL sp. nov.

( Fig. 2)

Etimologia: Tupi, aotinga = veste branca, alusivo à faixa branca dos élitros.

Macho: Tegumento preto. Fronte e vértice revestidos por pubescência vermelho-alaranjada mais concentrada junto aos olhos. Tubérculos anteníferos projetados, mas não prolongados em corno. Antenas atingem o ápice dos élitros na base do antenômero VI. Escapo revestido por pubescência vermelho-alaranjada mais concentrada na metade basal. Flagelômeros com a metade basal coberta por pubescência esbranquiçada. Pronoto com área centro-posterior de pubescência branca e pubescência alaranjada junto à orla anterior; região centro-transversal elevada. Partes laterais do protórax escuras junto ao prosterno. Escutelo revestido por pubescência branca.

Úmeros bem projetados. Cada élitro com uma faixa de pubescência branca, compacta, oblíqua em sentido descendente da margem para a sutura, que se inicia no quarto anterior e atinge o terço apical e prolonga-se, subparalela à sutura, até o ápice; a região externa dessa faixa tem faixas paralelas e alternadas de pubescência preta e alaranjada. Adiante dessa faixa, para o lado da base, os élitros têm pubescência alaranjada mesclada por áreas escuras.

Fêmures revestidos por pubescência branca na base e alaranjada no restante. Tíbias esbranquiçadas na metade basal e mais escuras para o ápice. Mesosterno e metasterno revestidos por pubescência esbranquiçada. Mesepisternos, mesepimeros e região anterior dos metepimeros revestidos por pubescência alaranjada. Urosternitos revestidos por pubescência esbranquiçada mesclada com pubescência alaranjada.

Fêmea: A pubescência alaranjada do corpo é mais amarelada. A projeção dos úmeros é mais discreta que no macho. Nos élitros, o prolongamento da faixa branca paralelo à sutura é mais largo.

Dimensões, mm, macho/fêmea, respectivamente: Comprimento total, 14,9/13,9; comprimento do protórax, 2,6/2,2; maior largura do protórax, 3,8/3,5; comprimento do élitro, 11,5/10,8; largura umeral, 5,2/5,0.

Material-tipo: Holótipo macho, BOLÍVIA, Santa Cruz: Amboro (“road above Achira, campo 5-5, 800 pés), 9-11.X.2004, Wappes & Morris col. ( MNKM). Parátipo fêmea, BOLÍVIA, Santa Cruz: Amboro (“road above Achira ”, 1940 m, 18°07.43’S, 63°47.98’W, “cut/burn/área”), fêmea, 10.XI.2006, Wappes, Nearns & Eya col. ( ACMS) GoogleMaps .

Discussão: Pelos élitros com faixa de pubescência branca, oblíqua em sentido descendente da margem para a sutura, Hesychotypa aotinga sp. nov. pode ser comparada com H. colombiana Martins & Galileo, 1990 e H. cedestes Dillon & Dillon, 1945 .

Difere de H. colombiana pela mancha de pubescência branca no pronoto, pela faixa dos élitros de pubescência branca e pelos élitros com abundante colorido alaranjado. Em H. colombiana não há mancha de pubescência branca no pronoto, a faixa dos élitros é clara, mas não branca e os élitros não têm áreas de colorido alaranjado.

Hesychotypa cedestes foi descrita com base na fêmea (p. 173), mas no material examinado declararam “ Holotype.- Male; ...”. Verificamos pela fotografia de holótipo, depositado no AMNH e feita por John A. Chemsak, que o holótipo é uma fêmea .

Hesychotypa aotinga sp. nov distingue-se de H. cedestes pela presença de grande mancha de pubescência branca na região centro-basal do pronoto, pela faixa branca dos élitros prolongada até a extremidade, pelo terço apical dos élitros com faixas alternadas de pubescência preta e alaranjada. Em H. cedestes , todo o centro do pronoto é coberto por pubescência esbranquiçada e alaranjada, a faixa de pubescência branca dos élitros estende-se até a sutura e a pubescência do terço apical não constitui faixas.

AMNH

American Museum of Natural History

Kingdom

Animalia

Phylum

Arthropoda

Class

Insecta

Order

Coleoptera

Family

Cerambycidae

Genus

Hesychotypa

Darwin Core Archive (for parent article) View in SIBiLS Plain XML RDF