Mauesia submetallica, Martins & Galileo, 2010

Martins, Ubirajara R. & Galileo, Maria Helena M., 2010, Novas Espécies De Lamiinae (Cerambycidae) Neotropicais E Transferência De Palpicrassus Galileo & Martins, 2007, Papéis Avulsos de Zoologia 50 (44), pp. 681-691 : 688-690

publication ID

https://doi.org/ 10.1590/S0031-10492010004400001

DOI

https://doi.org/10.5281/zenodo.13307731

persistent identifier

https://treatment.plazi.org/id/03A85565-432E-FFD1-FCF5-3E8DFF44FCE4

treatment provided by

Felipe

scientific name

Mauesia submetallica
status

sp. nov.

Mauesia submetallica View in CoL sp. nov.

Fig. 7 View FIGURAS 5‑8

Etimologia: Latim, sub = sob; metallicus = metálico; alusivo ao reflexo verde-metálico nos élitros.

Cabeça microesculturada, amarelada com faixa preta atrás dos lobos oculares superiores. Fronte e região entre os tubérculos anteníferos, côncavas. Olhos divididos; distância entre os lobos oculares superiores igual ao quádruplo da largura de um lobo. Antenas pretas com anel basal estreito, amarelado, nos antenômeros IV a VII (demais artículos faltam). Antenômeros III e IV subiguais em comprimento com franja interna de pelos longos.

Protórax com os lados pretos e tubérculo lateral manifesto, subtriangular, atrás do meio e gibosidade arredondada junto ao estreitamento da orla anterior. Pronoto amarelado com duas faixas largas, laterais, pretas; revestido por pubescência esbranquiçada; sem pontos evidentes. Escutelo amarelado e pubescente. Prosterno, mesosterno e maior parte do metasterno amarelados; mese- e metepimeros, mese- e metepisternos e faixa estreita no metasterno junto ao metepisterno, pretos. Esternos torácicos revestidos por pubescência esbranquiçada, esparsa.

Élitros pretos, com mancha umeral no dorso e faixa transversal no terço apical, de tegumento amarelado; a faixa transversal projeta-se anterior e posteriormente na declividade lateral dos élitros; sobre as partes pretas, reflexos metálico-esverdeados, conforme incidência da luz. Pontuação grossa e gradativamente mais esparsa em direção ao ápice. Faixa de pubescência esbranquiçada ao longo da sutura e outras duas faixas, paralelas e estreitas sobre o tegumento preto do meio dos élitros. Ápices elitrais arredondados.

Metade basal dos fêmures amarelada e metade apical, preta; tíbias pretas; tarsômeros I-IV amarelados, V preto.

Urosternitos castanho-avermelhados com a orla apical preta; urosternito I com mancha central amarelo-clara; V com linha centro-longitudinal preta.

Dimensões em mm: Comprimento total, 8,3; comprimento do protórax, 1,5; maior largura do protórax, 2,1; comprimento do élitro, 5,9; largura umeral, 2,5.

Material-tipo: Holótipo fêmea, BRASIL, Amazonas : Japurá (01°45’20”S, 67°36’50”W), VIII.2005, Aquino col., Malaise ( INPA) GoogleMaps .

Discussão: Mauesia submetallica sp. nov. assemelha-se a M. bicornis Julio, 2003 e M. acorniculata Julio, 2003 , ambas procedentes do Amazonas, pelo colorido dos élitros pretos com região umeral e faixa transversal no terço apical, amareladas. Estas espécies estão discriminadas no item 2 da chave de Moysés & Galileo (2009). Mauesia submetallica sp. nov. difere de ambas pelo tegumento preto dos élitros com reflexos verde-metálicos, visíveis conforme a incidência da luz. Também se distingue de M. bicornis , pelos lados do protórax e do pronoto inteiramente pretos; pela base dos élitros com mancha amarelada na região dorsal dos úmeros e pelos tarsômeros I-IV amarelados e o V preto. Em M. bicornis , a faixa dos lados do pronoto é estreita e não chega a tocar o espinho lateral do protórax; os lados da região basal dos élitros têm mancha amarelada nos úmeros e nos lados do quarto basal e os tarsômeros são amarelados. Em M. acorniculata , o escapo é preto com mancha amarelada no lado interno da metade apical e a faixa preta nos lados do pronoto atinge a margem anterior.

INPA

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazonia

Kingdom

Animalia

Phylum

Arthropoda

Class

Insecta

Order

Coleoptera

Family

Cerambycidae

Genus

Mauesia

Darwin Core Archive (for parent article) View in SIBiLS Plain XML RDF